PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JORNALISMO FEITO COM LÁGRIMAS

Nem sempre é fácil o trabalho jornalístico. Cada cabeça é um mundo e muitas vezes escrevemos uma coisa e entendem outra.

Na política, então, é que a coisa se complica. Como profissionais, temos de abrir espaço para todos, informando sobre a movimentação e opiniões de Paulo Camelo,  Antônio Dourado, Aurora, Rosa, Zé da Luz, Izaías, Sivaldo, Ivo Amaral... Mas sempre, quem está com determinado candidato fica contra todos os outros e muitas vezes o jornalista é incompreendido, acusado de beneficiar A, B ou C.

O pior, no entanto, é levar para o público a informação de que uma pessoa amiga, da nossa convivência nos deixou. Aqui neste espaço tantas vezes já fomos obrigados a dar notícias tristes, comunicando a morte de homens e mulheres que queríamos bem...

Maio apenas começou e Garanhuns sofre duas grandes perdas. No dia 1º o ex-prefeito José Inácio Rodrigues. No dia 3 a professora Girlane Lira de Santana, uma das melhores secretárias de Educação do município.

O primeiro viveu 74 anos, há tempos vinha sofrendo com a saúde abalada. Sua partida entristece, mas sabemos que cumpriu sua missão e de certa forma descansou. Ninguém quer morrer, porém todos merecem viver em plenitude, sem tantas dores que às vezes parecem chegar até a alma.

Girlane nos pegou de surpresa. Tinha apenas 50 anos, os pais setentões, fortes e lúcidos e uma avó perto de completar 103 anos. Sua partida brusca, portanto, foi um choque.

Com as pessoas que conversei ontem à tarde, quando a notícia se espalhou pela  cidade, o sentimento era um só. Desolação, tristeza, incredulidade.

Essa é a realidade, no entanto,  e quando a velha senhora indesejável vem não se pode fazer nada. Apenas procuramos refletir, recolhemos as lágrimas e elevamos os pensamentos para o alto, convencidos de que deve haver algo mais e uma pessoa não pode simplesmente acabar assim, estupidamente.

É duro ser jornalista em ocasiões como estas a que estamos nos referindo. Escrevemos quase sempre com as mãos trêmulas e o coração pesado. Mas a população precisa ser informada. Até para reverenciar, homenagear, pessoas que merecem ser lembradas na hora de dor e, quem sabe, ficar para sempre na memória de muitos.

10 comentários:

  1. NÃO É POSSÍVEL EXERCER O JORNALISMO SEM RECEBER CRÍTICAS. ATÉ PORQUE, JAMAIS SE PODE FAZER JORNALISMO SEM FAZER VÍTIMAS. AFINAL DE CONTA, JORNALISMO É CONFLITO...

    ResponderExcluir
  2. Maria Gilda Valença Costa4 de maio de 2012 às 09:54

    Lágrimas, por vezes de crocodilo. Sua parcialidade é conhecida em São Bento do Unas, todos sabem de suas ligações financeiras com Pe. Aldo, e em consequência sua adesão "forçada" a sua candidata, aliás inexpressiva como política, e candidata pela força financeira de seu pai. Seu noticiário esconde a ralidade sobre os fatos políticos do município, suficiente examinar a recente matéria no 'blog da fera', sobre as contas do Prefeito de S.Bento, a qualquer bom jornalista, que fala sobre o cotidiano do município, despertaria interesse. Por outro lado, qualquer jornalista, minimamente competente e imparcial, teria ido atrás da notícia de representações contra a tal Dra. "Procuradora", mas você mantém tudo em total silêncio. Afinal você quando lhe interessa, fala dos supérfluos, e anda seu senso crítico de jornalista que não se reporta ao uso do cargo de "Procuradora Federal", como marketing e glamour, quando se trata de uma procuradora especializada do inss, com tantos outros na mesma função e sem qualquer excepcionalidade. Aliás é a única característica que se apresenta à candidata, no mais é silêncio. Escuta os dois lados, entrevista os dois candidatos, sem cartas marcadas, sem perguntas previamente acertadas, ao vivo, um diante do outro e publica, isto sim seria um bom serviço à democracia. Roberto não sei se você publicará esta crítica, e se o fizer, no texto, demonstra que conheceu a matéria de denúncias pelas contas rejeitadas do prefeito, todas contidas no blog da fera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joselita Cavalcanti de Albuquerque4 de maio de 2012 às 11:40

      Lamentável o comentário desta senhora que não conhece o caráter do jornalista e demonstra desespero porque está com um candidato que vai perder

      Excluir
    2. O que bobônica tem haver a morte de Girlane Santana com a política de São Bento do Una??!! Tem gente que parece que é sem noção de tudo. Dona Gilda, o blogueiro ta externado sua dor pela morte de uma amiga. A Senhora não sabe interpretar um texto não, é? Vá tomar maracugina, e vá procurar votos pra seu candidato, que parece estar meio ruim das pernas, nnão é?

      Excluir
  3. O jornalismo é antes de tudo uma prática diária de inteligência, e não e fácil levar informação as pessoas de culturas diferentes, cada qual enxerga a notícia a seu modo.

    Não vejo o jornaismo como conflito e sim como a prática de levar informação. Conflitos são causados em sua grande maioria por linhas editoriais e crise de imagens geradas pela matéria prima do jornalismo "a notícia", mas não pela prática jornalística.


    Parabéns pelo lindo trabalho que vem realizando ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  4. Claramente o jornalista escreveu para expressar a dor em noticiar a morte de pessoas amigas e tem gente que vem com politicalha de cidade pequena, insinuando coisas que nós garanhuenses sabemos que não tem cabimento; era melhor ter ficado na sua e honrar o nome dos Valença.

    ResponderExcluir
  5. Como Gilda Valença teve a dignidade de escrever seu nome e dizer o que pensa, merece um pequeno esclarecimento. Sou amigo de Padre Aldo desde que ele era vigário geral da Diocese de Garanhuns, ele batizou três filhos meus e a política não vai nos separar. Fora isso a ligação que tenho com a Prefeitura de São Bento é muito transparente: Um patrocínio de 300 reais por mês (ou 10 reais por dia) para divulgar a logomarca do governo e notícias do município. Isso num blog que fechou o mês de abril com exatos 46.820 acessos. Coisa de irmão, não é? Mas Pe. Aldo, com seus erros e suas virtudes é meu irmão sim, sou das pessoas que mantenho fidelidade aos amigos, coisa cada vez mais rara hoje em dia.

    Roberto Almeida

    ResponderExcluir
  6. Firmeza meu Caro Roberto!; "Sê como o sândalo que perfuma o machado que o corta". Fazer jornalismo com dignidade nunca foi fácil; é entrar num samba de tamanco - calçado de sandálias japonesa...
    A jornalista em contenda deve está dando leite pelas costas, brigando até com figuras de parede; se ela conseguir se acalmar, verá que foi inconveniente, ao misturar sentimentos com ironias...; esta é a opinião do Mansoar.

    ResponderExcluir
  7. Dona Maria valença: Vá arrumar uma lavagem de roupa! Se a "Besta-Fera" pode lhe privilegiar numa suposta vitória - que naturalmente não vai acontecer, porque o povo de São Bento e a Polícia federal o conhecem bem -, não utilize o expediente da baixaria para se promover... O tópico dessa postagem se referia a morte de uma amiga e à dor de seu amigo jornalista, se é que a senhora sabe o que isso significa. À propósito, ser filho de um empresário rico não é defeito... A senhora não queria ser? Ou o Advogado candidato também não quer?E será que foi o Padre Aldo que arrumou o cargo de procuradora para Dra. Débora também? Se enxergue, "cumadi"!!! Quem não viu que São Bento melhorou com esse Governo que aí está, ou é doido ou cego.

    José Alfredo - Una do Simão

    ResponderExcluir
  8. DONA GILDA DEVE ENTENDER DE LAGRIMA DE CROCODILO OU ENTÃO NUNCA PERDEU ALGUÉM DA FAMILIA OU UM AMIGO MISTURAR MORTE COM POLÍTICA MEU DEUS

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA